Sobre Uberaba

Cidade de Uberaba

Uberaba é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Localiza-se na região do Triângulo Mineiro. Sua população, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de quase 300 000 habitantes (dados de 2010), a oitava mais populosa do estado e a 81ª mais populosa do Brasil. É uma das cidades que mais crescem no Brasil, contando com mais de 175 bairros e um crescimento populacional de aproximadamente 4 000 habitantes por ano. É considerada uma cidade polo e seu produto interno bruto é o 72° maior do Brasil.

Economia

Setor primário
Em 2012, o IBGE divulgou o ranking dos maiores PIBs agrícolas do Brasil, ficando Uberaba em oitavo lugar do Brasil e o segundo maior PIB agrícola de Minas Gerais. Uberaba é conhecida como a capital mundial do gado Zebu, raça que foi introduzida por criadores da cidade no final do século XIX, após a importação das primeiras matrizes da Índia. Uberaba foi famosa, por seus boiadeiros, que faziam de cada boiada chegada do Pantanal à cidade, um acontecimento social.

É um polo na criação, desenvolvimento genético e comercialização do zebu, tendo sido escolhido como sede de duas das principais centrais de inseminação pecuária do País: a Nova Índia e a ABS Pecplan. A Expozebu continua sendo a maior feira de gado Zebu em todo o mundo e é realizada habitualmente entre os dias 1o e 10 de maio. A cidade também é sede da maior exposição de uma só raça em todo o mundo: A Mega Leite no mês de Julho dedicada ao Gado Leiteiro. A Expogenética realizada em Agosto. A Expoinel, realizada todo mês de setembro e dedicada inteiramente à raça Nelore. A Expobrahman no mês de Outubro dedicada à raça Brahman.

Setor secundário
A atração de indústrias tem sido tentada pelas últimas administrações, com bons resultados, através da criação de três distritos industriais e estabelecimento de um polo moveleiro, indústrias do setor de alimentação, calçados e química. Destacando-se entre as várias multinacionais instaladas nestes distritos estão a Black & Decker, Bunge, Vale Fertilizantes, Duratex, Atlantica, etc. É uma das 100 cidades do Brasil com melhores polos industriais.

Uberaba oferece posição estratégica no país, situando-se a cerca de 500 km dos principais centros econômicos do Brasil (São-Paulo, Belo Horizonte e Brasília) conta com grandes riquezas naturais como minérios e o Rio Grande. Em breve irá contar com uma das primeiras Zona de processamento para exportação (ZPE) do Brasil e um ramal do gasoduto Brasil-Bolívia que foi oficializado pelo governo do Estado.

Setor terciário
Atração pela guerra fiscal
Num rumo oposto, ao estado de Minas Gerais, que tem criado uma série de novos impostos e taxas, a cidade de Uberaba mostra grandes atrativos para novos empreendimentos com a isenção de impostos e agilidade na burocracia para sua instalação.

A Petrobras anunciou um investimento na ordem de R$ 2 bilhões de reais para construção de uma fábrica de amônia em Uberaba. Para consolidação deste projeto, o governo do Estado comprometeu junto à empresa, a construção de um ramal do gasoduto que ligará a cidade de São Carlos - SP até Uberaba numa extensão de 235 km. Este projeto é de uma grande envergadura, pois serão gerados 500 empregos diretos e outros 2 mil indiretos, em consequência outras grandes industrias irão se instalar na cidade.

Turismo

A Cidade de Uberaba é sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro e nos últimos anos tem recebido um número expressivo e crescente de visitantes e turistas que a procuram com objetivos diversos. Desde o turismo de negócios, graças ao grande crescimento econômico; turismo religioso destacando aqui o museu de Chico Xavier e seu túmulo além de várias igrejas históricas. Há também diversos parques e museus dentre os quais podemos citar o Museu e sítio Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos; o Parque ecológico Mata do Ipê e também o Parque Jacarandá (Zoológico de Uberaba). O município integra também, o Circuito Turístico dos Lagos e o Circuito Turístico do Triângulo que têm por missão fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável, estabelecer e fortalecer parcerias para a geração de negócios, promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, preservando e potencializando as vocações locais.

Religião

As religiões predominantes são: Catolicismo, Espiritismo e Protestantismo. Entre as festas religiosas tradicionais em Uberaba incluem-se a Folia de Reis e a Festa de Nossa Senhora da Abadia que no dia 15 de agosto de 2007 foi reconhecida pela Igreja Católica e pelo Prefeito Anderson Adauto como a Padroeira Principal de Cidade de Uberaba, esta última na praça e bairro com o mesmo nome.

A Igreja Santa Rita, construída no ano de 1854 e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939 atrai muitos turistas. O acervo rico em peças barrocas dos séculos XVIII e XIX, reúne peças doadas pela Cúria Metropolitana, destacando-se as seções de vestes sacras, estandartes de procissões tais como paramentos, alfaias, imagens e mobiliário.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Minas Gerais criou o Encontra Uberaba.

Blog do Guia da Cidade de Uberaba

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Uberaba por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Indianópolis, Nova Ponte, Sacramento, Conquista, Delta, Igarapava, Aramina, Miguelópolis, Água Comprida, Conceição das Alagoas, Uberlândia e Veríssimo.

Dados Principais sobre Uberaba

Aniversário: 02 de Março
Fundação : 1809
Gentílico: uberabense
Area: 4 512,135 Km²
População 299 360 hab. (2011)
IDH 0,834 - elevado
Prefeitura Uberaba

Brasão de Uberaba
Brasão de Uberaba

Bandeira de Uberaba
Bandeira de Uberaba

Vídeo sobre a cidade de Uberaba
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Uberaba

Mapa de Uberaba

 

Moradores ilustres de Uberaba

 

   

  Sobre o EncontraUberaba
Anuncie no EncontraUberaba
Cadastre sua Empresa no EncontraUberaba (grátis)
Fale com EncontraUberaba


Termos do Serviço | Política de Privacidade