Empresários de Uberaba investem em marketing digital
sexta-feira, 16 de novembro de 2012Twitter, facebook, youtube, blogs. As novas tecnologias já deixaram de ser apenas uma forma de compartilhar e criar laços sociais e se tornaram um ambiente estratégico para o mercado em busca de mais clientes. As empresas descobriram esse novo espaço e buscam cada vez mais aperfeiçoamento. De olho nisso, empresários de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão investindo no ramo. E para conseguir bons resultados eles apostaram nas incubadoras de empresa.
Buscando novas tecnologias
Há cinco anos, o empresário Vinicius Marques trabalhava em uma empresa de assistência técnica de informática e pediu demissão para montar o próprio negócio. Aos 24 anos, ele é diretor de um empreendimento que atua com tecnologia de informação. “A gente trabalha com a área de tecnologia da informação voltada para suporte e manutenção e informática para empresas, desenvolvimento de web sites, lojas virtuais, sistemas web e marketing digital”, contou Vinicius.
Para aumentar a competitividade e se capacitar na parte de gestão Vinicius decidiu procurar uma incubadora de empresas em 2010, onde ficou por um ano. Para ele, esse período ajudou bastante a prosperar o negócio. “Melhorou, por exemplo, a área de posicionamento de mercado. A gente teve um suporte muito bom em relação a planejamento, estratégia, objetivo e o mercado que a empresa atende. A parte financeira também, antes o controle financeiro era feito de forma ineficiente e depois da incubadora a empresa passou a ter um fluxo de caixa muito melhor”, explicou o diretor.
E o trabalho na incubadora deu tão certo que Vinicius já pensa em novos projetos para o ano que vem. “Com certeza, para 2013, a gente já tem um projeto e muito provavelmente vai para a banca examinadora [da incubadora] para poder entrar como empresa incubada. Não posso adiantar, mas é dentro da área de tecnologia e web”, finalizou.
Já o empresário Humberto Lourenço teve um pouco mais de dificuldade para tocar o negócio no ramo do marketing digital. “É um modelo que na região ainda está um pouco difícil de vender a ideia. Todo mundo acha legal, mas não consegue enxergar o valor disso. Não que seja ruim, por um lado é até bom, porque é um mercado que ainda é inexplorado, tem grande potencial”, disse Humberto.
Ele morava em Uberlândia e foi para Uberaba em novembro do ano passado montar uma empresa com outros dois sócios. Mas a falta de planejamento, poucos recursos e um mercado que ainda não conhecia bem fizeram com que o projeto não tivesse o resultado esperado. “O mercado da região, por ser novo, seria mais interessante, mas por ter pouco dinheiro para o investimento a gente acaba meio que ‘morrendo na praia’. Então tivemos que rever todos os nossos planos para poder conseguir avançar e manter a empresa”, contou.
Para renovar a ideia ele entrou em contato com a incubadora de empresas, que ajudou na mudança de foco e no planejamento que ele precisava. A equipe foi desmontada, os dois sócios saíram e ficou apenas Humberto. “Estamos trabalhando com outra linha de produtos de autoperformance para micro, pequenas e médias empresas. Hoje, a gente já tem esse tipo de produto, mas oferecido geralmente por grandes empresas, só que são produtos caríssimos e apenas empresas de médio porte para cima conseguem utilizar”, explicou o empreendedor.
Agora, Humberto está focado no planejamento, voltado também para o marketing digital, que foi o primeiro trabalho do empresário. O objetivo é montar um programa que possa dar suporte para conseguir um investimento, entrar no mercado e superar a concorrência. De acordo com ele, o novo projeto já está 99% pronto e falta apenas ‘aparar as arestas’ para apresentar aos investidores. “Como são vários produtos pequenos e depois eles se juntam para formar um grande dá para a gente ir lançando isso por etapas. Então acredito que tudo dando certo, até o meio do ano que vem, já dá para ir lançando algumas ferramentas no mercado”, concluiu Humberto.
Fonte: G1