Bombeiros de Uberaba capturam cobra e gambá na cidade
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013O Corpo de Bombeiros de Uberaba, no Triângulo Mineiro, capturou uma cobra e um gambá no perímetro urbano da cidade, na segunda-feira (14).
O primeiro caso registrado foi o da cobra da espécie jararaca, encontrada embaixo da carroceria de uma caminhonete de um zootecnista que se dirigiu até a sede do Batalhão, por volta das 9h15. Para localizar e retirar o animal com segurança, foi preciso que os militares desmontassem a carroceria do veículo.
Cerca de duas horas mais tarde, na Rua Altair Silva, no Bairro Jardim Siriema, foi a vez de um gambá ser capturado. De acordo com os bombeiros, uma dona de casa, de 28 anos, disse que o animal estava no telhado da casa assustando os moradores. Segundo o Corpo de Bombeiros, provavelmente o animal se assustou e por isso fugiu para o telhado.
Após examinados, os animais foram soltos em reservas florestais da região.
Recuperação
Já uma cobra jibóia capturada há três semanas, no Bairro Tutunas, continua internada no Hospital Veterinário. De acordo com o médico veterinário Cláudio Yudi, o animal, que mede cerca de um metro e meio, está se recuperando bem após sofrer vários ferimentos e ter o maxilar quebrado. A cobra, já adulta, passou por duas cirurgias e a recuperação está sendo feita com a ajuda de uma pomada especificamente manipulada para o caso. A expectativa é que dentro de um mês ela seja liberada.
Ainda, de acordo com o veterinário, com a época de chuvas e temperaturas elevadas é comum o aparecimento de cobras como a jibóia. “Esse animal, como qualquer outro, tem um papel na natureza e é ótimo para controlar roedores. Portanto, é recomendado que a população evite matar, mesmo desconhecendo o animal, tentando preservar a natureza ao máximo”, disse o veterinário.
Fonte: G1