Mais de 10 mil novos títulos estão no cartório eleitoral em Uberaba
quarta-feira, 3 de outubro de 2012Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, 213.388 eleitores estão aptos a votar no próximo domingo (7) e a cidade representa o sétimo maior colégio eleitoral do estado de Minas Gerais. A última grande mudança nos cartórios do município foi há cinco anos. Em 2007, uma nova zona eleitoral foi criada, a 347, e os eleitores foram redistribuídos. O local de votação não mudou, mas o número da seção agora é diferente. Os dados atuais estão em um novo título e, no cartório eleitoral, há mais de dez mil documentos que não foram trocados.
Para votar basta apresentar um documento oficial com foto, mas a chefe de cartório, Alcineia Sueli de Sales, orientou que o eleitor leve o título para facilitar a identificação do número da seção. Quem ainda não buscou o novo título pode ter dificuldades e, por isso, cartazes vão indicar também qual era o número antigo. “O local de votação não muda, o eleitor continua na mesma escola, o que muda é o número da zona e seção e talvez até hoje ele não fez essa troca e pode ter alguma dificuldade no dia da eleição”, explicou a chefe de cartório. Os títulos podem ser retirados até sábado (6), das 13h às 19h.
De acordo com o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquinas fotográficas e câmeras de vídeo. Em relação às propagandas, fica vetado o uso de alto-falantes, a realização de comícios e carreatas. A “boca de urna” pode ser punida com detenção de seis meses a um ano e multa de R$5 mil a R$15 mil. Manifestação individual e silenciosa, como uso de bandeiras, broches e adesivos, é permitida.
O maior colégio eleitoral de Uberaba já está preparado para receber 8.261 eleitores. Nesta eleição uma nova seção foi criada. A diretora Marli Barreto da Silva, que também é coordenadora de local de votação, deu a dica para quem quiser evitar tumulto. “O pessoal prefere a parte da manhã porque à tarde fica mais livre, então o colégio fica mais tranquilo à tarde para votação”, contou Marli.
Quem quiser conferir os números de seção e zona pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (tre-mg.jus.br/portal/website/index.html).
Fonte: G1