Começa a Festa de Nossa Senhora da Abadia em Uberaba
quinta-feira, 2 de agosto de 2012A festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia, a padroeira da cidade deUberaba, no Triângulo Mineiro, começa oficialmente nessa quarta-feira (1º), com uma missa às 19h, no Santuário da cidade. Mas a preparação e a expectativa começaram antecipadamente. O coordenador do parque de diversão, Paulo da Silveira, por exemplo, montou os brinquedos três dias antes de colocá-los em funcionamento. “A gente tem que chegar primeiro porque já faz propaganda, dá para organizar tudo direito e dá segurança para checar tudo e fazer a vistoria”, explicou Paulo.
A barraca de churros também está montada desde sábado e o trabalho na barraca de doces começou no domingo, mas o movimento só deve aparecer com o início da festa. “Todos que vêm falam que só compram aqui. O doce daqui é uma maravilha”, contou a vendedora Zélia Rodrigues.
A estudante Camila Colengue vai trabalhar durante os quinze dias de programação, pela primeira vez, em uma barraca de pizza. O lugar ainda não está pronto, mas já guarda muita expectativa. “A festa é muito conhecida, vem muita gente de fora e enche, então nós estamos esperando mesmo”, disse.
Na casa dos fiéis, que vão louvar a Santa a partir de quinta-feira (2), também está tudo organizado. Serão cerca de 450 devotos com destino a Romaria, também conhecida como Água Suja. “Pé na estrada, fé em deus e muita vontade de chegar. Logo após a celebração no santuário, nós estaremos iniciando a nossa caminhada de 129 km, aproximadamente, para chegar lá no domingo de manhã”, ressaltou o organizador da Romaria, João Ferreira.
E para dar assistência, os fiéis contarão com uma equipe de apoio. Aos 70 anos de idade, Maria Silva Cunha vai como cozinheira. Com ela, mais de 120 quilos de arroz e 30 de feijão. “Além disso, muito amor e carinho, só peço ajuda para seguirmos”, destacou Maria. São 20 veículos que acompanham os romeiros durante os três dias de peregrinação, além dos caminhões com alimentos e colchões, também existem os carros de apoio, a cada três quilômetros.
Fonte: G1