Cadela recebe cadeira de rodas para recuperar movimentos em Uberaba
terça-feira, 4 de setembro de 2012Canos de PVC, rodas de borracha e fitas plásticas. São estes alguns dos componentes usados na confecção de uma cadeira de rodas improvisada que ajudou a dar nova mobilidade para uma cadela no Hospital Veterinário de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Atropelada em junho deste ano, ‘Princesa’ passou por diversas cirurgias e agora segue uma rotina de tratamento para tentar recuperar os movimentos das patas e, logo, ganhar um novo dono.
No dia em que foi atropelada, ‘Princesa’ foi levada e abandonada pelo antigo proprietário no hospital com uma fratura na pata traseira e outra na coluna. Durante o atendimento, os especialistas perceberam que ela havia perdido os movimentos de toda a parte traseira e que precisaria passar por uma cirurgia na tentativa de recuperar os movimentos. “Ela foi atropelada e estava com uma fratura na pata traseira e outra na coluna e algumas escoriações pelo corpo. Fizemos um procedimento na coluna dela, descomprimi para ver se ela voltava a andar e estabilizei”, explicou o veterinário e residente do Hospital Veterinário de Uberaba, Leonardo de Barros Peres, responsável pelo procedimento.
Após a cirurgia, ‘Princesa’ agora passa por uma rotina de exercícios de fisioterapia diariamente e eletro-estimulação para que os movimentos das patas traseiras voltem ao normal. Mesmo assim, a situação do animal sensibilizou os funcionários e colaboradores da instituição, que decidiram tentar montar uma cadeira de rodas improvisada para ajudar na recuperação da cadela.
“Percebemos que ela é muito carinhosa e todos no hospital ajudaram a cuidar dela. Uma colaboradora do hospital pegou o protótipo da cadeira de rodas e levou para o marido, que estava de férias, fazer. Ele se disponibilizou, fez a cadeirinha e a montou com material bem barato e de forma funcional”, completou o veterinário. Ainda de acordo com Leonardo, o aparelho, que pode servir de modelo para outros cães que têm os mesmos problemas, ficou cerca de dez vezes mais barato do que um modelo padronizado e vendido no mercado custando cerca de R$ 50.
Contudo, segundo o especialista, apesar do tratamento não há garantias de que ‘Princesa’ irá recuperar os movimentos. “Como ela se recupera de uma cirurgia na coluna, pode levar até seis meses. Todos os dias fazemos fisioterapia, acupuntura e estimulação. Ela tem respondido muito bem ao tratamento. Se ela vai se recuperar ainda não é certo, mas tem evoluído. Se ela vai voltar a andar normalmente não temos como precisar ainda”, finalizou.
Como foi abandonada ‘Princesa’ está temporariamente morando no Hospital Veterinário de Uberaba até que seja adotada. Os interessados devem procurar a instituição.
Fonte: G1