Bueiros com defeito colocam em risco os moradores de Uberaba
sexta-feira, 3 de maio de 2013A situação em que se encontram alguns bueiros de Uberaba podem colocar em risco pedestres e motoristas da cidade. Tanto os que ficam nas calçadas quanto os que estão nas ruas apresentam problemas no estado de conservação. A situação é motivo de reclamação dos moradores, mas segundo informou a Prefeitura, um processo de licitação foi aberto para solucionar o problema.
Na Avenida Leopoldino de Oliveira e na Rua Vigário Silva, no Centro da cidade, a situação é preocupante. “Pessoas como eu, com idade um pouco avançada, correm risco de tropeçar e cair”, disse o aposentado Sebastião do Vale.
Na última semana, na Avenida Fidélis Reis, também na região central, a roda de um veículo na cidade de Uberaba foi engolida por um bueiro. O motorista fotografou a situação e os comerciantes tiveram que ajudar a retirar o veículo.
Já o problema do motorista Leonardo Fernandes é a falta da boca de lobo. Quando chove, a água desce e a enxurrada acaba dentro da casa dele. A rede de esgoto não suporta e volta, espalhando água dentro da casa. Em três anos, o local inundou 12 vezes. Ele disse que não sabe mais a quem recorrer. “Até quando eu vou ser obrigado a conviver com esta situação? Minha casa é cheia de água de esgoto, animais mortos que acabam parando aqui por causa da água da chuva. Toda sujeira vem parar aqui.”
Na Avenida São Paulo, no Bairro Amoroso Costa, muitos bueiros estão destampados, o que causa constantes acidentes. Por segurança, os moradores colocaram madeira para sinalizar. “Certa vez caiu um ciclista, machucou, foi parar no hospital. Um motociclista foi desviar de carro, caiu dentro do bueiro. E ninguém toma providências”, relatou o vigilante José Eustáquio de Camargo.
Solução
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Uberaba informou que a Secretaria de Infraestrutura já abriu processo de licitação para a compra de novas tampas de bueiro, que serão de ferro. Sobre as tampas metálicas que ficam na calçada da Rua Vigário Silva, no Centro, uma equipe estará na próxima semana colocando borrachas para melhor a fixação do material.
Fonte: G1