Consumidor em Uberaba está menos endividado, segundo CDL
segunda-feira, 24 de setembro de 2012Os consumidores estão menos endividados em Uberaba, no Triângulo Mineiro, pelo menos é o que indicam os dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo levantamento feito no comércio da cidade, de janeiro a junho deste ano, a inadimplência registrou queda de 1,28% em comparação ao mesmo período do ano passado, ou seja, menos consumidores tiveram o nome incluído no serviço.
Ainda de acordo com a pesquisa, o total de cheques devolvidos em Uberaba também diminuiu. No primeiro semestre deste ano a redução foi de 5,77% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Segundo o presidente da CDL de Uberaba, Fúlvio Ferreira, os consumidores estão mais conscientes e as lojas trabalhando melhor a distribuição do crédito. “É um conjunto de fatores: o cliente está mais maduro, mais responsável e o vendedor também. Antes os vendedores queriam apenas empurrar mercadoria e agora ele passou a ser um consultor de vendas que junto com o cliente analisa as viabilidades e se ele tem condições ou não. Hoje trabalhamos com a ideia de que uma boa venda é aquela que agrada o cliente, agrada o consumidor e dá garantias de recebimento”, explicou o presidente da CDL.
Mesmo com o momento positivo Fúlvio ainda lembra que é preciso cautela. Ele disse que com a chegada de períodos como o Dia das Crianças e as festas de fim de ano alguns consumidores acabam cometendo deslizes e voltando para a lista de inadimplentes. “Muitos clientes se empolgam nessas datas e compram além do que é permitido para o orçamento e acabam se atrapalhando. Ao longo do tempo percebemos que essa situação ainda continua, mas o número de pessoas que se envolve nessas questões de inadimplência tem diminuído”, complementou.
Para o economista, o consumidor ainda precisa aprender a controlar os gastos. Mas para aqueles que querem reduzir as despesas e fugir da inadimplência no próximo semestre existem algumas dicas. “O consumidor olha muito mais o prazo que cabe no bolso do que a taxa de juros, daí ele tem problemas com a inadimplência e cheques devolvidos. Infelizmente, na média, o consumidor brasileiro limpa o nome e aí volta a gastar. Ele fica deslumbrado com as propagandas e as promoções”.
Ele ainda alertou que a compra por impulso leva fatalmente à inadimplência. “A inadimplência nada mais é do que a consequência de você gastar além do que ganha, ou seja, o faturamento da casa é menor que as despesas, daí surge a dívida e isso é uma coisa simples de ser resolvida a partir do momento que você tem uma educação financeira. Se você coloca as contas no papel e faz um planejamento pode descobrir contas interessantes, como despesas que poderiam ser postergadas, colocadas para a frente ou que não precisavam acontecer, sabendo onde está gastando e podendo reduzir a inadimplência”, orientou o especialista.
Mas para aqueles que já estão endividados ainda é possível encontrar maneiras mais ‘confortáveis’ , segundo o economista, de equilibrar as contas. “Quem já se endividou tem a questão de negociar a dívida ou trocar ela, ou seja, alongar, trocar por exemplo o prazo que era de seis meses para um ano. Ela pode também trocar a dívida, buscar um crédito consignado em que a taxa de juros é menor. Então existem alternativas, mas todas elas continuam sendo você trocar de dívida e não necessariamente resolver o problema. A questão da inadimplência só será resolvida quando a pessoa administrar melhor os recursos que tem”, finalizou Marco Antônio.
Fonte: G1