Cursos e contratações podem gerar lucros neste Natal em Uberaba
sexta-feira, 23 de novembro de 2012Com a expectativa de superar em até 7% as vendas registradas no ano passado, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba já está em ritmo de Natal, tanto no que diz respeito à decoração das lojas, como na apresentação de novidades, cursos e contratações de funcionários temporários para esta, que é considerada a melhor época do ano para o comércio varejista.
De acordo com o presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, algumas empresas começaram a contratar ainda no mês de setembro. Parte desses funcionários foi para trabalhar no Dia das Crianças e, vários deles permaneceram para o período do Natal. “Essa permanência foi boa não apenas para o contratado, mas também para o empresário, que não vai teve que demitir, contratar e treinar novamente. E para o consumidor, é claro, que também sai ganhando com isso”, explicou.
E as expectativas em relação às contratações são altas, até porque, segundo Fúlvio, muitas lojas já acumulam um déficit nas equipes, sobretudo as relacionadas às vendas. “Cremos que de cada dez trabalhadores em vendas, três novos devam ser contratados”, afirmou ele.
Mozart Silva, que gerencia uma loja do segmento de calçados, confirmou as declarações do presidente da CDL. Segundo ele, a loja que hoje conta com cinco vendedoras vai passar a contar com pelo menos o dobro para o período do Natal. Para tanto, o espaço físico foi ampliado e as futuras vendedoras já começam a treinar na próxima semana, a partir do dia 26 de novembro. “Queremos aumentar as vendas em até 10%. Para isso, investimos e esperamos colher os frutos logo depois do Natal”, disse, esperançoso no aumento da movimentação de clientes e no número de negócios fechados.
Já a empresária Irene Martins, proprietária de uma loja de roupas de moda jovem e infantil, ampliou o espaço físico do estabelecimento. Segundo ela, a intenção foi oferecer maior conforto aos clientes, já que no ano passado o período natalino foi de sufoco. “A loja era pequena e não tínhamos nem espaço e nem funcionários suficientes para antender. Acho até que perdemos muitas vendas por causa disso”, comentou, lembrando que mais três vendedores serão contratados, dobrando o tamanho da equipe atual. “A maior dificuldade é treinar os novos funcionários para que eles se enquadrem dentro daquilo que pede a empresa. Isso nós já estamos fazendo. Agora é esperar chegar o período de compras e torcer para que dê tudo certo. Queremos não só aumentar as vendas, mas vender com qualidade e continuar com a equipe que vai trabalhar no período do Natal”, completou.
O presidente da CDL é um dos que acredita na permanência destes funcionários contratados temporariamente. “Deste contingente de trabalhadores temporários, cerca de 40% devem ser efetivados para 2013.
Mas para continuar a pessoa precisa, durante o contrato, demonstrar dedicação, vontade de aprender, além de comprometimento com a empresa e o cliente”, ressaltou Fúlvio. Ainda de acordo com ele, os setores que mais devem contratar são confecção, presentes e brinquedos.
Um desses funcionários contratados é a estudante Cíntia Cristina Santos, de 18 anos, que conseguiu o primeiro emprego. Ela vai trabalhar como vendedora em uma loja na região central da cidade, que nesta época do ano fica lotada de clientes exigentes e, principalmente, apressados. A situação é nova, mas não assusta, garantiu Cíntia. “Nunca trabalhei, mas estou confiante. Eu gosto de lidar com gente e não acredito que vou ter problemas. Espero me sair bem e continuar”, disse.
Cursos podem ajudar quem quer um emprego
E a estudante Cíntia Cristina faz parte do grupo de pessoas que participou dos cursos preparatórios para vendedores, oferecido pela CDL, no mês passado e será oferecido novamente em novembro. Os cursos acontecem mensalmente, sendo que as datas podem ser conferidas no site da entidade.
Os cursos e palestras vão desde dicas para preparar o ambiente da loja para o período natalino, até a formação de funcionários para atuar em setores diversos, como cobranças e gerenciamento de redes sociais. “Estes treinamentos são gratuitos para quem trabalha em lojas associadas à CDL e para quem está fora do mercado de trabalho”, ressaltou Fúlvio.
Horários especiais para o fim de ano
Em Uberaba as lojas começam a funcionar em horário especial a partir do dia 9 de dezembro, um domingo, quando abrem as portas das 10h às 16h. Na semana do Natal, entre os dias 17 e 24 de dezembro, as lojas filiadas funcionam das 9h às 22h, exceto no domingo, dia 23, quando o funcionamento será das 10h às 18h. A grade de horário completa pode ser conferida no site da CDL.
Com base em experiências passadas, a CDL já solicitou ao 4º Batalhão de Polícia Militar e também a Guarda Municipal para que reforcem o policiamento na região central e nas principais ruas comerciais da cidade.
Fonte: G1