Em Uberaba, mais de cem diabéticos estão cadastrados no Hiperdia
terça-feira, 9 de outubro de 2012De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, 30.182 pessoas estão cadastradas no programa Hiperdia, ou seja, 10,19% da população de Uberaba. Deste total, 29.524 são hipertensos, 4.963 são diabéticos e mais de 14 mil dependem mensalmente da medicação do programa.
A Conselheira de Saúde Nádia Maria de Souza Mazeto observa que, na amostragem de cidades com população acima de 200 mil habitantes, o município continua na segunda posição do ranking mineiro em cadastramento e monitoramento do Hiperdia, atrás de Ipatinga, que apresenta 12,13% da população inscrita no programa.
“O Hiperdia é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados em todas as unidades da rede ambulatorial do SUS do país, através do Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. Além do cadastro, o programa acompanha e garante o recebimento dos medicamentos prescritos à população, que participa ativamente. Em Uberaba, o programa está presente desde 2002”, acrescentou.
Fonte: Jornal de Uberaba