Funcionários de banco paralisam atividades em Uberaba
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012Funcionários do banco Santander fizeram uma paralisação na manhã desta terça-feira (18) em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Por cerca de duas horas nenhum atendimento foi realizado. A manifestação, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da cidade, foi contra as demissões feitas. Por meio de nota, o banco informou que está implementando um programa de apoio aos funcionários desligados.
O atendimento na agência da Avenida Santos Dumont ficou parado por duas horas pela manhã. Cartazes de protesto e uma faixa preta foram colocados em frente ao prédio. O presidente do Sindicato dos Bancários da região, Maurício Sousa, afirmou que a previsão é de que cinco mil funcionários sejam demitidos no país, 90 deles, na região de Uberaba. “Na cidade tivemos três demissões. Por conta disso, esta manifestação foi feita”, explicou.
Segundo Maurício, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) entrou com uma liminar para que mais demissões não ocorressem no país. “Para parar esta onda, a Contraf, que representa os bancários em todo o país, entrou com um pedido de liminar e a juíza concedeu. Daí pararam as demissões”, disse.
Os clientes foram encaminhados para as outras duas agências do Centro da cidade. O sindicato acredita que os funcionários brasileiros estão pagando a conta da crise europeia.
Programa de apoio
Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Santander informou que o banco realizou mudanças organizacionais que reduziu cerca de mil funcionários, que significa 2% do quadro total. As mudanças visam preparar o banco para acompanhar o processo de transformação do sistema financeiro nacional e à competitividade do mercado. Ainda segundo a assessoria, o banco está também implementando um programa de apoio aos funcionários desligados, facilitando a recolocação deles no mercado de trabalho.
Fonte: G1