Móveis e eletrodomésticos velhos são abandonados em Uberaba
sexta-feira, 12 de outubro de 2012Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, algumas pessoas abandonam móveis e eletrodomésticos velhos em calçadas. O problema é que nem tudo que é considerado lixo pode ser levado pelo caminhão da coleta. “É uma material, além de pesado, que pode ocasionar um acidente com o próprio coletor colando em risco a saúde dele. Animais mortos a gente também não recolhe, tem a empresa responsável que faz isso”, explicou o supervisor de operações da coleta de lixo, Marcelo de Oliveira Honorato.
Além do que é colocado indevidamente nas ruas os coletores estão expostos ao perigo que pode conter dentro dos sacos plásticos. “Você nunca tem tempo de trabalhar devagar. Você chega e já pega o lixo, já furei minha mão com um espeto de churrasco”, contou o coletor de lixo, Nadir Justino Damas.
A coleta em Uberaba funciona durante o dia e a noite. A cidade é dividida em dois setores: o primeiro sempre tem caminhão nas segundas, quartas e sextas-feiras. O outro nas terças, quintas e sábados.
Cada pessoa pode despejar até um metro cúbico de entulho nos ecopontos, por semana, o equivalente a uma carroça. Os móveis em melhor estado de conservação são separados e doados. “As cooperativas que fazem esse trabalho de reciclagem vão até o local ver o material que pode ser reciclado, que elas podem aproveitar, e aí é liberado somente para elas”, disse João Ricardo.
Fonte: G1