Prédio de Batalhão da PM em Uberaba passa por refoma
quinta-feira, 11 de outubro de 2012O prédio do 4º Batalhão de Polícia Militar (PM) no Bairro Fabrício em Uberaba, no Triângulo Mineiro, está passando por reformas. A inauguração está prevista para o dia 25 de novembro, período de comemoração aos 103 anos da PM na cidade.
A corporação se instalou no Bairro Fabrício na década de 40. “[O Batalhão] chegou em 1909 e se instalou primeiro onde é a subestação da Cemig, na Rua Padre Zeferino com a Arthur Machado. Depois em 1932 transferiu-se para onde hoje é o Centro de Cultura da Fiemg e em 1947 foi para as atuais instalações na Praça Magalhães Pinto”, explicou o historiador Danilo Ferrari.
O Coronel José Vicente Bracarense foi o segundo comandante do Batalhão. No novo prédio, aos 89 anos, os últimos 44 já na reserva, ele se lembrou de como foram as mudanças, a chegada do asfalto e da Praça Magalhães Pinto. Ele também contou que os próprios militares ajudaram a construir o colégio Tiradentes. “O prédio do colégio Tiradentes foi construído com dinheiro nosso. Durante dois anos nós colaboramos com 2% do nosso salário”, contou José Vicente.
O projeto ainda inclui um museu no saguão de entrada. “Nós vamos fazer toda uma configuração estética e arquitetônica para que a pessoa se sinta bem ao chegar ao Quartel, com fotos antigas e um museu que vai mostrar toda a história do 4º Batalhão, uma história de mais de 100 anos”, contou o comandante do 4º Batalhão, Coronel Laércio Reis.
O prédio foi inventariado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico (Conphau)e é o primeiro passo para o tombamento. “Ele já é legalmente um bem cultural e tem que ser preservado”, finalizou o historiador Danilo Ferrari.
Fonte: G1