Simulação de acidente para trânsito no Centro de Uberaba
quinta-feira, 27 de setembro de 2012A Semana Nacional do Trânsito foi encerrada na terça-feira (25) em Uberaba e Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Uma simulação de acidente com vítimas presas às ferragens e viaturas marcou a data em Uberaba e, em Ituiutaba, os motoristas foram abordados na MG-154.
Uberaba
O trânsito ao redor da Praça Rui Barbosa foi desviado para a simulação do acidente ser segura. Policiais distribuíram panfletos educativos aos motoristas e a população foi chegando aos poucos. Assim que o comando foi dado um veículo desceu a Rua São Benedito e a moto já estava posicionada estrategicamente. O impacto assustou muita gente. “Foi um susto grande, estou tremendo até agora”, contou o corretor de imóveis Júlio Cesar de Souza.
O resgate começou imediatamente. Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e da Prefeitura cortaram o trânsito para deixar a cena ainda mais real. Foram sete vítimas. No carro, os ocupantes estavam sem cinto de segurança e ficaram presos às ferragens. Bombeiros precisaram cortar a lataria para fazer o resgate. “O ideal foi justamente mostrar para a população que respeitando as normas de trânsito não acontecem acidentes graves como esse que mostramos na simulação”, explicou o comandante do 8º Batalhão dos Bombeiros, major André Cesarim.
Mais de 40 agentes estavam envolvidos na ação que durou menos de 30 minutos. Ao fim da simulação a cena era idêntica à realidade. Uma suposta vítima fatal caída no chão seria encaminhada para o IML.
A simulação marcou o encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Uberaba e deixou uma lição para quem assistiu. “Acreditamos ter dado o recado para a população e conscientização na Semana Nacional do Trânsito. Pedimos à população a compreensão pelos transtornos causados, mas foi por uma boa causa”, disse o chefe da Guarda Municipal, Marco Túlio Gianvecchio. “Isso é muito bom para as pessoas terem consciência de que o trânsito não é brincadeira”, pontuou o tratorista Juliano Calisto Mariano.
Na MG-154, a campanha literalmente parou a rodovia com uma longa fila de veículos e mais de 30 profissionais envolvidos. Além de policiais rodoviários, militares da Polícia de Meio Ambiente e funcionários de uma usina de álcool entregaram brindes aos motoristas. Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) distribuiu centenas de panfletos durante a campanha.
Só na segunda (24) e terça-feira (25) mais de mil motoristas foram abordados na região. “A gente precisa disso, que as pessoas se conscientizem. E ajudar a polícia é muito importante”, disse o motorista Fernando Oliveira Araújo.
Durante a campanha, a polícia montou uma blitz educativa em quatro cidades da região e, além do trabalho de conscientização nas estradas, os policiais fizeram palestras em vários locais diferentes. “Fomos a empresas privadas e escolas da rede estadual para levar às crianças a educação no trânsito”, contou o comandante da PRE, sargento Wolney Augusto de Lima.
Fonte: G1