Técnicos-administrativos da UFTM encerram a greve em Uberaba
sexta-feira, 31 de agosto de 2012Em uma assembleia realizada na tarde de quarta-feira (29), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, os técnicos administrativos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), decidiram pelo fim da greve e pelo retorno às atividades no dia 1º de setembro. Com a decisão, apenas os professores da instituição permanecem em greve.
Segundo a coordenadora geral do Sindicato dos Técnicos-administrativos, Mirtes Reis, a adesão do movimento foi de 70% dos cerca de três mil técnicos administrativos da instituição. Apesar de o acordo não ter sido o esperado pela categoria, foi assinado. “Tivemos uma assembleia hoje e ficou deliberado que retornaremos neste sábado (1º). Foi assinado o acordo e, por isso, estamos retornando ao trabalho. O acordo não era o que a gente queria, mas foi o que conseguimos. O acordo foi de aumento de 15,8%, parcelado em três anos, a partir de março de 2013 até 2015”, completou Mirtes.
Já os professores da UFTM em greve devem participar de uma assembleia nesta sexta-feira (31), às 9h, mas por enquanto a categoria permanece em greve. “Teremos uma assembleia onde será feita uma avaliação da conjuntura e do movimento até agora, e a não resposta do governo às propostas. Essa assembleia irá fazer uma avaliação se é o momento de encerrar a greve, mas nada disso foi colocado ainda e não há indicação do comando nacional para o encerramento. As assembleias podem determinar se a greve continua, ou se ela termina, e quando nós voltamos”, finalizou o professor e representante do comando de greve dos docentes da UFTM.
Entenda o caso
Os técnicos-administrativos das universidades federais assinaram na noite da última sexta-feira (24) acordo com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para por fim à greve da categoria, que durou mais de três meses.
A proposta feita pelo governo de reajuste de 15,8% ao longo de três anos foi aprovada pela maioria das assembleias nas instituições. Também foi acordado um plano de capacitação contínuo para a categoria.
Fonte: G1