Transposição de rio é autorizada para reforçar abastecimento em Uberaba
quarta-feira, 12 de setembro de 2012O presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), José Luiz Alves, autorizou para ontem (11), o início da transposição do Rio Claro para reforçar o abastecimento de água na cidade do Triângulo Mineiro. A medida foi adotada devido ao nível do Rio Uberaba, que abastece a região, estar abaixo do normal por causa do longo período sem chuvas na região.
De acordo com o presidente, a operação de transposição será logo no início da manhã e não tem data definida para terminar. “Na manhã desta terça-feira as bombas estarão ligadas e fazendo a transposição normalmente desde cedo. Agora, por quanto tempo a transposição irá continuar, isso depende da natureza. Enquanto persistir esta estiagem e o Rio Uberaba não atingir no nível normal que permita o Codau retirar o suficiente para o abastecimento, tenho que seguir com a transposição”, completou o presidente do Codau.
Segundo informações do Codau, ainda não há risco de interrupção no abastecimento da cidade, porém, a orientação é para que a população evite gastos desnecessários. “O que precisa é da colaboração da comunidade para evitar o desperdício de água, pois a cidade enfrenta um momento crítico. Já faz alguns anos que a cidade não enfrenta um período de uma seca tão alongada como estamos agora. Já era para estar chovendo e não está. E por outro lado temos as pessoas que acabam cometendo exageros e pedimos atenção nesta época”, finalizou.
Fonte: G1