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Consumidor em Uberaba está menos endividado, segundo CDL

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Os consumidores estão menos endividados em Uberaba, no Triângulo Mineiro, pelo menos é o que indicam os dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo levantamento feito no comércio da cidade, de janeiro a junho deste ano, a inadimplência registrou queda de 1,28% em comparação ao mesmo período do ano passado, ou seja, menos consumidores tiveram o nome incluído no serviço.

Ainda de acordo com a pesquisa, o total de cheques devolvidos em Uberaba também diminuiu. No primeiro semestre deste ano a redução foi de 5,77% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Segundo o presidente da CDL de Uberaba, Fúlvio Ferreira, os consumidores estão mais conscientes e as lojas trabalhando melhor a distribuição do crédito. “É um conjunto de fatores: o cliente está mais maduro, mais responsável e o vendedor também. Antes os vendedores queriam apenas empurrar mercadoria e agora ele passou a ser um consultor de vendas que junto com o cliente analisa as viabilidades e se ele tem condições ou não. Hoje trabalhamos com a ideia de que uma boa venda é aquela que agrada o cliente, agrada o consumidor e dá garantias de recebimento”, explicou o presidente da CDL.

Mesmo com o momento positivo Fúlvio ainda lembra que é preciso cautela. Ele disse que com a chegada de períodos como o Dia das Crianças e as festas de fim de ano alguns consumidores acabam cometendo deslizes e voltando para a lista de inadimplentes. “Muitos clientes se empolgam nessas datas e compram além do que é permitido para o orçamento e acabam se atrapalhando. Ao longo do tempo percebemos que essa situação ainda continua, mas o número de pessoas que se envolve nessas questões de inadimplência tem diminuído”, complementou.

Para o economista Marco Antônio Nogueira, a diminuição do número de inadimplentes no mercado é reflexo de outra situação. Segundo ele, as empresas e financeiras estão mais cautelosas em relação à oferta de crédito. “Os números refletem as restrições que estão acontecendo ao crédito, ou seja, as empresas, as financeiras e as lojas estão fazendo uma seleção maior e melhor e isso resulta na queda muito pequena da inadimplência. Essa mudança está acontecendo muito mais por uma restrição de crédito do que por uma melhora de consciência do cliente”, afirmou Marco Antônio.

Para o economista, o consumidor ainda precisa aprender a controlar os gastos. Mas para aqueles que querem reduzir as despesas e fugir da inadimplência no próximo semestre existem algumas dicas. “O consumidor olha muito mais o prazo que cabe no bolso do que a taxa de juros, daí ele tem problemas com a inadimplência e cheques devolvidos. Infelizmente, na média, o consumidor brasileiro limpa o nome e aí volta a gastar. Ele fica deslumbrado com as propagandas e as promoções”.

Ele ainda alertou que a compra por impulso leva fatalmente à inadimplência. “A inadimplência nada mais é do que a consequência de você gastar além do que ganha, ou seja, o faturamento da casa é menor que as despesas, daí surge a dívida e isso é uma coisa simples de ser resolvida a partir do momento que você tem uma educação financeira. Se você coloca as contas no papel e faz um planejamento pode descobrir contas interessantes, como despesas que poderiam ser postergadas, colocadas para a frente ou que não precisavam acontecer, sabendo onde está gastando e podendo reduzir a inadimplência”, orientou o especialista.

Mas para aqueles que já estão endividados ainda é possível encontrar maneiras mais ‘confortáveis’ , segundo o economista, de equilibrar as contas. “Quem já se endividou tem a questão de negociar a dívida ou trocar ela, ou seja, alongar, trocar por exemplo o prazo que era de seis meses para um ano. Ela pode também trocar a dívida, buscar um crédito consignado em que a taxa de juros é menor. Então existem alternativas, mas todas elas continuam sendo você trocar de dívida e não necessariamente resolver o problema. A questão da inadimplência só será resolvida quando a pessoa administrar melhor os recursos que tem”, finalizou Marco Antônio.

Fonte: G1

Esta notícia foi publicada em segunda-feira, 24 de setembro de 2012 a 7:00 na categoria Notícias Uberaba.

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